QUIAIOS
Quiaios é uma freguesia portuguesa do concelho da Figueira da Foz, distrito de Coimbra, com 52,31 km² de área e 2901 habitantes (2011).

Constituiu couto até ao início do século XIX e tinha, em 1801, 2746 habitantes. Foi sede de concelho até 1836, quando foi integrado no concelho de Maiorca.

SERRA DA BOA VIAGEM E PRAIA DE QUIAIOS
Quiaios é também conhecida pela sua vasta praia (junto à praia da Murtinheira) inserida numa paisagem que combina uma vastidão de vegetação com uma enorme extensão de areal.
Conta actualmente com um longo passadiço de madeira que, pelas dunas da praia, liga as infra-estruturas de apoio aos banhistas.

Numa localização privilegiada, entre a beira-mar e a imponente Serra da Boa Viagem, é um destino de eleição para a realização de caminhadas durante todo o ano.

Dada a grande extensão da praia e a sua localização reservada, o nudismo é praticado em zonas mais recônditas das dunas. O mar de Quiaios proporciona as condições ideiais à prática do surf pelo que é comum observar os surfistas em plena actividade nas suas ondas.

Junto à praia podemos relaxar também numa piscina pública (para crianças e adultos) com balneários subterrâneos, mergulhar de pranchas com cerca de 7 metros, ou apenas aproveitar o final de tarde e beber um refresco no bar ao pôr do sol.

HISTÓRIA
A Vila de Quiaios foi doada em 1122 pela rainha D. Teresa (mãe de D. Afonso Henriques), a seu amante D. Fernão Peres de Trava.
Devido às divergências entre mãe e filho que resultaram na batalha de S. Mamede, D. Afonso Henriques conquista o reino e expulsa de Quiaios o amante de sua mãe.

Mais tarde, em 1134, parte da Vila seria doada a Paio Guterres, pelos seus serviços na independência de Portugal, sendo a outra parte doada ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Em 1514, no reinado de D. Manuel I, recebe foral. O concelho de Quiaios foi abolido em 1836, aparecendo como freguesia de Maiorca. Em 1853 passa a integrar o concelho da Figueira da Foz.

GASTRONOMIA
- Chouriço de Quiaios
- Serrabulho de Porco
- Pápas de Moado

 
Conteúdos da responsabilidade de CEVADAS - Casa das Carnes do Ervedal, Lda. Resolução de conflitos de consumo. Livro de reclamações. Política de Privacidade. Ver versão 1.0
Desenvolvido por Octágono. Todos os direitos reservados.